3 dicas para empresas que desejam melhorar a presença digital

Dificuldades para encontrar produtos ou empresas na internet são recorrentes para boa parte dos brasileiros, mas tecnologias de IA estão mudando o cenário.

Para 40% dos internautas brasileiros, encontrar os produtos de desejo na internet é um problema recorrente, conforme apontam dados divulgados pela iStock na pesquisa Visual GPS. O problema, segundo a empresa, está enraizado no fato de que as pesquisas online tradicionais se baseiam em palavras-chave que resultam em experiências demoradas e fragmentadas.

Por outro lado, a pesquisa também identificou uma revolução nos campos de pesquisa para compras e buscas por marcas, impulsionada pelas tecnologias de Inteligência Artificial. Neste sentido, a iStock ressalta que o imediatismo, a personalização e a influência do prompting parecem estar impulsionando uma mudança em direção à pesquisa conversacional para a descoberta de informações.

Segundo Andrea Gagliano, Diretora Sênior de Inteligência Artificial e Machine Learning da iStock, a Visual GPS identificou mudanças significativas no comportamento dos clientes, com os usuários buscando frases mais descritivas e naturais nas pesquisas de imagens e vídeos. Para Gagliano, isso reflete uma tendência mais ampla em diferentes plataformas de pesquisa, impulsionada pela integração da IA nos algoritmos de busca.

A pesquisa aponta, também, que 44% dos brasileiros recorrem às redes sociais para pesquisar conteúdo de vídeo e adquirir novos conhecimentos. Essa estatística não apenas ressalta a importância crescente do conteúdo visual dinâmico e que engaja no cenário digital atual, mas também destaca o papel significativo desempenhado por plataformas como YouTube e TikTok na busca por conhecimento.

Pensando nas mudanças de comportamento dos consumidores e as novas diretrizes impostas pela IA, especialistas da iStock compartilharam três dicas para empresas que desejam melhorar a presença online:

Aproveite o poder do conteúdo de vídeo

Na era digital, o conteúdo de vídeo impera, especialmente com a ascensão meteórica de plataformas como o TikTok e a prevalência de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt e #AmazonFind. O estudo VisualGPS ressalta a importância do vídeo no envolvimento do consumidor, com milhões de pessoas buscando inspiração e informações nas redes sociais. Portanto, é necessário que as empresas aproveitem o conteúdo de vídeo de forma eficaz. Seja para mostrar os recursos do produto, compartilhar tutoriais ou mostrar o que acontece nos bastidores, o conteúdo em vídeo envolvente pode cativar o público e gerar conversões.

Priorize as comunicações focadas no cliente

Segundo a pesquisa VisualGPS, uma das principais prioridades das pequenas empresas no Brasil é transmitir como seus produtos/serviços atendem às demandas dos clientes, o que destaca a necessidade crítica de uma comunicação centrada neles como a base do envolvimento com os consumidores modernos. Seja na criação de sites visualmente atraentes que facilitem a navegação intuitiva, na visualização de experiências de pagamento digital perfeitas ou na integração de ambientes de compras digitais e físicas, as empresas precisam demonstrar seu compromisso em fornecer soluções personalizadas.

Crie recursos visuais atraentes adaptados ao seu público

À medida que as tecnologias de pesquisa e personalização baseadas em IA se tornam onipresentes, destacar-se no cenário digital atualmente sobrecarregado se torna cada vez mais desafiador. Para superar o ruído, as empresas precisam entender seu público e adaptar seus recursos visuais.

Os insights da pesquisa VisualGPS destacam a importância da autenticidade e da identificação nos recursos visuais – 98% dos brasileiros consideram imagens e vídeos autênticos importantes para elas. Imagens e vídeos de alta qualidade que repercutem em seu público-alvo podem promover conexões mais fortes e impulsionar o engajamento. Além disso, a adoção da estética da rede social, a injeção de humor e a incorporação de conteúdo gerado pelo usuário podem aumentar ainda mais o apelo e a relevância da marca.

Por: Ian Cândido

Matéria adaptada para post do portal: https://www.mundodomarketing.com.br/

Para ler a matéria completa acesse: https://www.mundodomarketing.com.br/3-dicas-para-empresas-que-desejam-melhorar-a-presenca-digital/?__dPosclick=PRgSz.Cb.6dbc&utm_campaign=Newsletter&utm_content=3+dicas+para+empresas+que+desejam+melhorar+a+presen%C3%A7a+digital&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=Newsletter+28%2F03%2F2024